MESA DIRETORA

  • Publicado em: 16/05/2025 às 00:00   |   Imprimir

MESA DIRETORA 2025.

PRESIDENTE - ODAIR SARAN KEMPA 

VICE-PRESIDENTE - PAULO AUGUSTO DA SILVA MOISINHO

1° SECRETÁRIA - MARIA ELIZA BARCELOS BOCACIO

2° SECRETÁRIO - RONI CARLOS GENZ BOLTER

 

ATRIBUIÇÕES DA MESA DIRETORA

PRESIDENTE

Art. 14 -- O presidente é o representante legal da Câmara nas suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativas e a direção de todas as atividades internas.

Único -- Compete privativamente ao Presidente, nas atividades internas da Câmara:

I- Convocar, presidir, abrir, encerrar, suspender e prorrogar as sessões, observando e fazendo observar as normas legais vigentes e as determinações do presente Regimento Interno;

II- Determinar ao Secretário a leitura da ata e das comunicações que entender conveniente;

III- Concer ou negar a palavra aos Vereadores, nos termos deste Regimento e não permitir divagações ou apartes estrannhos ao assunto em discussão;

IV- Declarar fundos a hora destinada ao Expediente ou a Ordem do dia e aos prazos facultados aos oradores;

V- Anunciar o que se tenha de dscutir ao votar e dar o resultado das votações;

VI- Comunicar aos Vereadores, com antecedência mínima de dois dias, a convocação das sessões extraordinárias previstas na Lei Orgânica, sob pena de responsabilidade;

VII- Estabelecer o ponto da questão sobre o qual devem ser feitas as votações;

VIII- Determinar, de ofício ou requerimento de qualquer Vereador, em qualquer fase dos trabalhos, a vereficação de presença;

IX- Resolver sobre os requerimentos que por esse Regimento forem de sua alçad;

X- Anotar em cada documento a decisão em Plenário;

XI- Nomear os membros das comissões especiais criadas por deliberação da Câmara e designar-lhe os substitutos;

XII- Expedir os processos às comissões e incluí-lós na pauta;

XIII- Encaminhar ao Prefeito os pedidos de informações formulados pela Câmara;

XIV- Encaminhar ao Prefeito o pedido de convocação dos Secretários Municipais ou Diretores equivalentes para prestarem informações;

XV- Declarar a perda de lugar de membro das comissões quando incidir o número de altas previsto no Art.29, § Único deste Regimento;

XVI- Zelar pelo prazo do processo legislativo, bem como dos concedidos às Comissões e ao Prefeito;

XVII- Organizar a ordem do dia da sessão subsequente;

XVIII- Assinar a ata das Sessões, os editais, as portarias e o expediente da Câmara;

XIX- Executar as deliberações do Plenário;

XX- Progulmar as Resoluções e os Decretos Legislativos bem como as leis com sanção tácita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenário;

XXI- Dar posse ao Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, aos suplentes de Vereadores, Presidira sessão da eleição da Mesa do ano seguinte e dar-lhe posse;

XXII- Declarar extintos o mandato do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores nos casos previstos em lei; 

XXIII- Manter a ordem no recinto da Câmara, advertindo os Vereadores que infringirem o Regimento, retirando–lhes a palavra e suspendendo a sessão, advertir os assistentes, mandar evacuar o recinto, quando necessário, podendo solicitar a força necessária para esse fim;

XXIV– resolver, soberanamente, qualquer questão de ordem e submete–lá ao Plenário, quando omisso o Regimento;

XXV– mandar anotar em livros próprios os precedentes regimentais para a solução de casos análogos;

XXVI– superintender e censurar a publicação dos trabalhos da Câmara, não permitindo expressões vedadas pelo Regimento;

XXVII– determinar, por requerimento do autor a retirada de proposição que ainda não tenha de parecer da comissão ou, havendo, lhe for contrário;

XXVIII– devolver a proposição em que seja pretendido o reexame de matéria rejeitada, de iniciativa da Câmara;

XXIX– autorizar desarquivamento de proposições;

XXX– dar ciência ao Prefeito em 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de responsabilidade, nos casos de projeto de lei do executivo com prazo fixo, sem deliberação de projetos de forma regimental;

XXXI– rubricar os livros destinados aos serviços da Câmara ou de sua Secretaria;

XXXII– superintender os serviços da Secretaria a Câmara, autorizar, nos limites do orçamento, as suas despesas e requisitar o número ao Executivo;

XXXIII– apresentar ao Plenário o balancete de cada trimestre, sempre até 15 (quinze) dias após o término do cada trimestre;

XXXIV– manter e dirigir a correspondência oficial da Câmara;

XXXV– fazer, ao fim de sua gestão, relatório dos trabalhos da Câmara;

XXXVI– proceder às licitações para compras, obras e serviços da Câmara, de acordo com a legislação pertinente;

XXXVII– nomear, exonerar, promover, remover, suspender e demitir funcionários da Câmara, concedendo–lhes acréscimo de vencimentos determinados pós lei e promover–lhes a responsabilidade administrativa, civil e criminal, observados os princípios legais;

XXXVIII– determinar a abertura de sindicância e inquéritos administrativos pertinentes a funcionários da Câmara;

XXXIX– dar andamento legal aos recursos interpostos contra atos seus, da Mesa ou da Câmara;

XL– Dar audiências públicas na Câmara em dias e horas prefixados;

XLI– licenciar–se da Presidência quando precisar ausentar–se do Município por mais de 10 (dez) dias;

XLII– providenciar, nos termos da Constituição do Brasil e da lei expedição de certidões que lhe forem solicitadas, relativas a despachos, atos ou informações a que o mesmo, expressamente se refiram;

XLIII– comunicar ao Plenário, na primeira Sessão, fazendo constar na ata, à declaração de extinção do mandato nos casos previstos em lei e convocar imediatamente o respectivo suplente.

   Art. 15 – É atribuição, ainda, do Presidente, substituir o Prefeito em seus impedimentos quando o Vice-Prefeito não o fizer, ou sucede–ló na mesma hipótese, completando o seu mandato, ou até que realizem novas eleições, na forma legal;

   Art. 16 - Quando o Presidente se omitir ou exorbitar das funções que lhe são atribuídas neste Regimento, qualquer Vereador poderá reclamar sobre o fato cabendo– lhe recursos do ato Plenário.

1º – O Presidente deverá cumprir a decisão soberana do Plenário, sob pena de destituição.

2º – O recurso seguirá a tramitação indicada no Art.114 deste Regimento.

  Art.17 – Ao presidente é facultado o direito de apresentar proposições à consideração do Plenário, mas para discuti–lãs deverá afastar–se da Presidência, enquanto se tratar de assunto proposto.

  Art. 18 – O Presidente só poderá votar, nas votações secretas e em casos de empate.

  Art. 19 – O Vereador no exercício da Presidência, estando com a palavra, não poderá ser interrompido ou aparteado.

  Art. 20 – O Presidente passará a Presidência sempre quando falar em Plenário, estiver licenciado ou afastado do Município por mais de 10 (dez) dias.

  Art. 21 – Compete ao Vice-Presidente substituir o Presidente nas suas licenças, impedimentos e ausências.

 

SECRETÁRIO

  Art. 22 – Compete ao 1º Secretário:

I – Fazer chamada dos Vereadores ao abrir–se a sessão, confronta–lá com o livro de Presença, anotando os que comparecem e os que faltaram, com causa justificada ou não, e outras ocorrências sobre o assunto, assim como encerrar o livro de presença no final da Sessão.

II– Fazer a chamada dos Vereadores nas outras ocasiões determinadas pelo Presidente;

III– ler a ata e o expediente do Prefeito e de diversos, bem como as proposições e demais papéis que devem ser do conhecimento da Câmara;

IV– Fazer a inscrição dos oradores;

V– Redigir ou superintender a redação da ata, resumindo os trabalhos da Sessão e assina–lá juntamente com o Presidente, depois de submetida à apreciação do Plenário;

VI– Redigir e transcrever as atas das sessões secretas;

VII– assinar com o Presidente os atos da Mesa as Resoluções da Câmara;

VIII– inspecionar os serviços da Secretária e observar as disposições regulamentares.

  Art. 23 – Compete ao 2º Secretário substituir o 1º Secretário nas suas licenças, impedimentos e ausências.